Benefícios da musculação



Para quem não sabe, são inúmeros os benefícios da musculaçãopara o corpo e a saúde. O exercício pode ajudar a emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, além de prevenir lesões. Os benefícios estão relacionados com o período que a pessoa vai se dedicar aos treinos e com os diferentes tipos de treinamento, que variam em diferentes intensidades, séries, intervalos entre os exercícios e períodos de recuperação entre os treinos.
Benefícios da musculação para o corpo
O exercício melhora a parte estética, pois faz com que os músculos trabalhem e ajuda amodelar o corpo. A musculação tem o poder de eliminar gordura e aumentar a massa muscular, ou seja, além de saudável, você fica mais bonita. Além disso, ela melhora a postura, pois os músculos se tornam mais resistentes.
Ao fazer musculação, seu cérebro fica mais eficiente no comando da massa muscular, ajudando na melhoria da sua memória, atenção e concentração. A atividade também fortalece a frequência cardíaca, a pressão arterial e torna o coração mais saudável.
Musculação para prevenir doenças
Osteoporose: a musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade dos ossos.
Diabete: quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose.
Hipertensão: a musculação diminui a pressão arterial em repouso e se torna uma aliada no tratamento da hipertensão arterial.
Artrose: essa doença é o desgaste das articulações. Quando os músculos estão fortalecidos, a estabilidade das articulações é maior, promovendo menor desgaste entre os ossos.
Musculação para o bem-estar
A prática de musculação ajuda a diminuir o estresse, regular o ritmo cardíaco, melhora o humor e aumenta sua capacidade de compreensão.
Motivos para fazer musculação
Acelera o metabolismo
Aumenta a autoestima
Diminui a celulite
Aumenta a força e a resistência
Rejuvenesce a pele
Aumenta a flexibilidade
Diminui problemas de coluna
Dica
Para evitar lesões ao se exercitar, é essencial o acompanhamento de um profissional, que vai observar sua postura e indicar cargas adequadas para seu corpo.
Pratique o exercício 3 vezes por semana, intercalando os grupos musculares para que tenha um intervalo mínimo de 48 horas para cada músculo trabalhado.